terça-feira, agosto 31, 2010

Alta noite já se ia...

Para quem gosta tanto de dormir como eu, a insônia é um castigo. De todas as coisas que consomem a minha beleza, nada é como ela. O que poderia ser pior do que perder noites e mais noites pensando no que não tem solução? No que você não terá coragem de dizer ou fazer? Naquelas que mesmo se tivéssemos coragem, não poderíamos fazer? Idealizando situações e futuros próximos... Revisar passados quase que presentes - Revisar passado, para mim, é um martírio.

Sem contar que normalmente, junto com o precioso sono perdido, perde-se também a concentração - o que me obriga literalmente a matar o tempo, preocupada tão somente em não dormir, sem pensar em nada que possa ser realmente útil.

Outra coisa que escorre pelo ralo é o senso crítico: só Deus sabe o quanto pode ser ridículo aquele monólogo noturno. Fora o estresse com os barulhos que insistem em aparecer na calada da madrugada quando estamos sem sono e sozinhos.

Mesmo assim, considero que tenho uma vizinhança muito solidária às minhas noites insones... Sempre tenho com o que me distrair:

Os da direita costumam sair sem levar as chaves. Retornam tarde da noite e ficam esmurrando a porta como se morassem isolados no mundo. Chamam baixinho, jogam pedrinhas na janela, escalam o muro para entrarem pelo terraço e constatam que a porta de lá sempre está trancada... Com eles, isso sempre é assim... Quem ficou em casa, provavelmente hiberna - incrível. Isso acontece religiosamente, há meses, há anos, pelo menos uma vez por semana. Agora, numa boa... Por quê não levam as chaves? Será que não fizeram cópias?

Os de esquerda, costumam ser mais quietos, mas o movimento de entra e sai é grande, e claro, incomoda... Tiram meu sono desde bem jovens... Sempre gostaram de diversões ilícitas e eu, claro, tenho medo que aconteça alguma coisa realmente grave tão próximo. Na verdade já aconteceu algo grave, mas nem cabe escrever aqui.

Além de gatos que namoram no telhado e de cachorros que resolvem se comunicar no silêncio da madrugada, daquele galo com relógio biológico desregulado e da moto do segurança do condomínio que tem uma busina ridícula. Também têm os shows com entrada franca: volta e meia rola um bate boca. Marido x esposa, pai x filho, mãe x filha, irmão x irmã, namorado x namorada...

Se gosto deles? Claro que sim, ou nem escreveria sobre isso... Vizinho é o parente que mora mais perto, e sim, eles sempre nos socorrem quando estamos precisadas.

segunda-feira, agosto 30, 2010

Sonhos...


Mais um selinho de qualidade, e esse veio do Blog da Lilly. O convite feito por ela e a proposta do selinho é se permitir a sonhar.... Então, o que estamos esperando?

Eu, pisciana de carteirinha, mesmo que digam que depois dos trinta anos o ascendente que nos rege, confesso flutuar [e sonhar, sonhar] em vários momentos do meu dia de 25h.

Porque em alguns momentos parece que estamos na mesma paz que os peixinhos dentro de um aquário. Tão relaxante de observar, sempre em andamento, movimentado de certa forma, mas sempre inspirando a calma e a tranquilidade... Tranquilos, em constante deslocamento, ao mesmo tempo calmo, e sem querer parar.

Flutuando entre a realidade e o sonho.

Tudo parece sonho sim e claro, ao mesmo tempo que é uma delícia, também é assustador constatar que a qualquer momento a realidade pode nos surpreender. Então vive-se como num sonho, abraçando o dia de hoje intensamente, e batalhando para que amanhã seja exatamente igual ou ainda melhor.

Flutuando entre a felicidade de estamos num aquário só nosso, e na certeza de que somos responsáveis por todas as nossas escolhas, tudo parece mais acertado. Partilhando a sorte de termos guelras como os peixinhos que observamos, a mesma tranquilidade, a mesma leveza, e a capacidade de divagar, de sonhar sem limites e sem direção. Nada nos aborrece. Nada.

Um lugar criado para nós e por nós, com tudo o que precisamos para nos manter. Um lugar com espaço suficiente para sermos livres e para nadarmos sem pressa. Um lugar que tem sempre o jeitinho que precisamos e tudo o que escolhemos. Pra quê nadar em alto mar se nesse lugar temos tudo o que precisamos?

Nesse lugar, vivemos sem os pés no chão. Mas vamos combinar........ alguém em algum momento, disse que os peixes tinham pés?

Sonhos...... Neles, tudo é possível - pelo menos nos meus...

sábado, agosto 21, 2010

Selinho novo!


Este foi presente da Bethinha, do Noites em Claro.

O que é mágico para mim?

Não sei se conseguirei descrever tudo o que me remete à magia na minha vida, mas tentarei relatar o que estou sentindo agora...

Mágico pra mim, é:

- Acordar com saúde e poder aproveitar cada minuto do meu dia como aproveitava antes de ficar doente! Só comecei a reparar nessa sensação quando meu corpo começou a reagir a tudo o que estava acontecendo. Hoje, ainda debilitada, o mais importante pra mim é ter saúde, para seguir em frente;

- O sorriso do homem que eu amo e a forma como ele olha para mim desde que nos conhecemos;

- Deitar no colo da minha vó, sentir aquela mãozinha deliciosa nos meus cabelos, e ouvir aquela voz mansinha, contando todas as histórias da família, desde que ela nasceu em 1920 até os dias de hoje, com tanta lucidez;

- Poder abraçar meus pais e meus irmãos e sentir a energia dos corpos deles no meu;

- Ter grandes amigos ao meu lado, presentes na minha vida em todos os momentos mais que importantes, mesmo que distantes geograficamente;

- É saber que por mais difícil que possa parecer, você consegue superar com a ajuda de quem te ama e quer o seu bem;

- É voar de balão agarrada no pescoço dele;

- É namorar com ele como se fosse a primeira vez;

- Dançar na chuva sem se preocupar com o que os outros vão pensar;

- Poder estudar sempre, sempre, sempre...

- Ler aquele livro que ganhou da sua amiga que quer te ver sorrindo e reconhecer várias passagens como suas;

- O pôr do sol no Arpoador;

- As baleias e seus filhotes em Abrolhos;

- Um piquenique surpresa, com tudo preparado por ele e pelos amigos para o seu aniversário;

- Viajar, viajar, viajar, e viajar de novo;

- É buscar a felicidade sempre, em tudo o que faz parte da minha vida!


Como demorei para cumprir essa 'tarefa', todos os que passam por aqui com frequencia, já foram indicados para dar continuidade à brincadeira. Quem quiser participar e não tiver a indicação, fique à vontade para pegar o selinho e escrever sobre tudo o que é mágico na sua vida.

Enjoy us.

segunda-feira, agosto 16, 2010

Microeconomia?...

Quando entrei no supermercado, pensei com meus botões, que viver é como andar por ali com a cestinha de compras, em busca dos bens essenciais à sobrevivência humana. Não só de água, refrigerante e biscoitos vive o homem. Queremos amor, queremos família, queremos trabalho, reconhecimento, mais amor, saídas perfeitas com os amigos, arte e diversão e, em muitos momentos, queremos apenas o silêncio.

Tal como as prateleiras onde ficam expostas as mercadorias, tudo o que queremos tem um preço. Preços altos, preços baixos, preços a serem pagos, e nem sempre na moeda corrente. Em alguns momentos, o desejo custa o preço de uma despedida. Precisamos nos despedir de algo que prezamos muito para conseguirmos um outro algo, que prezamos mais. Ou que necessitamos mais. E será sempre assim.

Há quem tenha largado a carreira e toda a rotina estabilizada para viver um grande amor na Austrália. Há quem tenha largado sei lá quantos anos de profissão solidificada para priorizar a saúde e o bem-estar na beira da praia. Há quem tenha que deixar o bebê na creche para se apresentar linda, bela e eficiente na reunião que marcaram às oito da manhã no escritório.

Quando aquela dor aguda de ter abandonado seu cantinho tão familiar visitar, pense no amor australiano que não pára de crescer. Valeu o preço pago. Quando a dúvida pairar sobre os seus neurônios, questionando a razão da radical mudança de estilo de vida, pense em como você sofreu com o estresse provocado pela rotina rock n'roll daquela empresa no ano passado, e olhe para o mar azul que enfeita a frente da lojinha que você acabou de inaugurar. Valeu o preço pago.

Quando no final do dia você chegar exausta do trabalho, louca para pegar seu bebê no colo e enchê-lo de beijos, e ele estiver dormindo o sono tranquilo e mais profundo, sem sequer dar aquele sorriso sem dentes que você tanto ama - pense nas contas no final do mês que precisam ser honradas, compensando as horas de ausência com outras tantas horas de presença intensa e colo de mãe - que é um só. Tudo terá valido muito à pena e o preço pago. Ele é quem te dirá isso daqui a trinta anos.

Assim como nos supermercados, tudo na vida tem um preço. Volta e meia pagamos com mudanças, volta e meia pagamos com despedidas. Sempre pagamos com decisões - umas muito bem pensadas e refletidas, outras nem tanto quanto gostaríamos.

No final da jornada, ao passarmos pelo caixa, a única moeda que não queremos de troco é a culpa. Para tanto, é necessário sacar da carteira a moeda certa para este pagamento. Amor se paga com amor. E, se o seu bem foi pago com amor, sensatez e bom-senso, relaxe. O troco virá na mesma moeda. Com certeza!

terça-feira, agosto 10, 2010

Copiando de novo, gente?

Meninas do meu coração....................

Isso é chato demais! Quem vem aqui, comenta, troca experiências comigo e não tem nada a ver com o assunto, me perdoe, mas preciso deixar relatada a minha indignação diante de mais essa.

Ei vocês que sabem do que estou falando.... Não adianta bloquearem o blog apenas para leitores convidados... Quando copiam qualquer expressão minha, eu fico sabendo. Recebo as informações de TODAS as cópias que vocês fazem dos textos que escrevi. Tenho tudo registradinho, e recebi as datas das cópias, as palavras copiadas, as frases copiadas, o IP do computador de vocês, cidade, país, e tudo bem detalhadinho. Prá quê insistir, hein ??

Se quiserem conversar, podem me escrever um email que responderei com toda a atenção, mas não copiem achando que ninguém vai ficar sabendo [e que eu menos ainda] porque vocês estão redondamente enganadas. E eu sei que você, mocinha que passou o dia inteiro copiando, está online nesse exato momento!

Qual a graça de assumir a autoria de um texto que não escreveram ?? Qual a graça de assumir a experiência de outra pessoa como se tivesse vivido a mesmíssima coisa ?? Me poupem, né ?? Coisa feia....

Pra você que tem o blog apenas para leitores convidados e passou os últimos dias logada no meu, copiando tudo o que quis, e assumindo a autoria, fique atenta! Tomarei as devidas providências! Tenho todos os seus dados registrados pela empresa que protege meus textos contra cópias! Peço, com toda a educação, mocinha, para retirar meus textos do seu blog, ok?

[Desagradável isso.. Muito desagradável...]

... Tem Perna Curta...


Gente que se contradiz full time me dá uma preguiça................................

segunda-feira, agosto 09, 2010

Visita Surpresa...

Tem coisas que me assustam. E muito. Deixa eu contar um fato pra vocês....

Cheguei em casa com uma mega dor de cabeça, tomei um banho, um analgésico e fui à cozinha comer alguma coisa. Pra minha surpresa, uma visita inesperada estava ali, olhando pra mim, como se fosse a dona da casa. Travei. Meu reflexo me fez pegar o rodo [estrategicamente posicionado] para enfrentá-la. Sim, era uma visita daquelas que só surgem quando não temos mais ninguém por perto, e nos paralisa por ser o único bicho da face da terra que não conseguimos encarar com um sorriso.

Tentei afastá-la da minha cozinha, em vão, e quando percebi que a batalha estava perdida, dei uma spray-zada bem farta sobre a criaturinha, que correu prum cantinho e ficou parada. Enfim... Fui pro meu quarto, tentar dar uma relaxada, mas lembrei que precisava guardar o feijão na geladeira. Lá fui eu para a cozinha, e eis que aquela coisinha estava ali, na minha frente, como se nada tivesse acontecido. Ok, peralá. Peguei o spray novamente, e pimba, tasquei quase meio vidro na dita-cuja, e ela ficou ali, meio desmaiada, meio sei-lá-como, mergulhada no veneno [não tasquei para matar - só para imobilizá-la]. Esse é meu mal.. Não consigo matar nem uma formiga, enfim...

Aí, euzinha, linda, bela e quase morrendo envenenada, precisei abrir as janelas da cozinha para que aquele cheiro não me imobilizasse também. Eis que olho pro lado esquerdo e dou de cara com a mãe da criaturinha. Sim, ela era maior do que meu controle remoto, e quase infartei. Digo quase, porque fiquei num estado que não sei nem explicar. Como ela era enorme, e estava ali na parede me encarando, deu tempo de puxar o celular e tirar uma foto instantânea para mostrar àqueles que nunca acreditam quando falo que a L. era realmente grande. Sempre acham que por eu ter pavor a esse bicho, vejo sempre maior do que é realmente, mas dessa vez, tirei a foto para registrar meu desafio.

Foi o tempo de me armar do spray e assim que tasquei nela [com uma mega distância entre mim e a parede] a criatura caiu no chão [fazendo aquele típico som horroroso: poft]. Lembrei-me de uma pessoa que eu amo muito e que me diz assim: "nunca se anime quando aparecer uma pequena, porque a mãe dela sempre estará por perto e será bem maior". Não deu outra. Ela estava ali, me desafiando por ter imobilizado a filhota dela, e tentou me intimidar. Disfarcei, mas estava tão nervosa, que meu dedo spray-zou todo o veneno na criatura. Ela correu pra baixo da portinha do banheiro de empregada e eu corri da cozinha.

Tomei outro banho, liguei pros meus pais, e desabei. Chorei, chorei, chorei de soluçar. Só eu sei o quanto precisei ser fria naquele momento e o quanto foi desafiador pra mim. Eles perguntaram se eu queria deixar as chaves e a casa para ela ficar à vontade, mas decidi não abandonar o barco. Fiquei.

Eis que me ocorreu o seguinte...............

E se ela decidir sair dali e entrar na minha casa realmente?

Liguei para o 'esquadrão anti-L' e peguei algumas dicas para que ela ficasse ali, quieta, atrás da tal portinha - pelo menos até amanhã. Fiz tudo o que me orientaram, até que me choquei com a última solução. Meu vizinho disse que viria aqui para retirar as duas [mãe e filha] da minha casa, e chegou armado de vassoura, cestinha de lixo e pá. Ótimo. Pegou a que estava desmaiada [pequenininha] e me perguntou onde estava a maior. Quando indiquei, ele abriu a porta [meu herói da semana] e tirou tudo o que tinha da frente para poder pegá-la VIVA e levá-la pra casa dele, para comer os mosquitos.... Cara.... Como assim? Vai levar pra casa a criatura VIVA, para domesticar?

Cada dia eu me impressiono mais com as coisas [e com as pessoas]...

No final das contas, a criatura maior [a mãe] ficou onde estava porque se escondeu quando viu meu vizinho. Ele não conseguiu achá-la e eu nem me atrevi a chegar perto para ajudá-lo. Espero que ela não resolva sair de lá, ou se sair, que saia para o lado oposto ao da minha casa. Se amanhã ela surgir, chamarei meu super-vizinho para resgatá-la [porque eu ficarei é bem distante].

Foi só um desabafo. Minha dor de cabeça voltou, mas nem sei se posso tomar outro analgésico... Ai ai ai...

domingo, agosto 08, 2010

Obrigada!

Lilly, muito obrigada pelas suas palavras! Te agradeci no seu espaço, mas precisava agradecer por aqui também! Tenho certeza de que essa semana será mais leve, e tudo fluirá melhor. Hoje o céu está mais azul, e o sol insiste em aparecer, então, não tem como deixar de sorrir e acreditar que muitas coisas mudarão para melhor.

Obrigada a todos que estiveram por perto nesse momento, mesmo distante geograficamente! Obrigada!

sábado, agosto 07, 2010

Colo..

Dia-zinho difícil, difícil...... [mas vai melhorar!]

sexta-feira, agosto 06, 2010

Verborragia...

Sou assim. Assim como um monte de verbos misturados, tirando tantos outros que não sei, e outros tantos que nem quero aprender a ser.

Porque não sei cair, parar, perder, descer, morrer, bater, gritar, mandar, obrigar, chorar, esconder, fugir, desaparecer, apanhar, esquecer, sofrer, prender, afastar, abandonar, julgar, discutir, desconfiar.

Eu sou [e gosto mesmo] é de dizer, de ir, de estar, de fazer, poder, saber, querer, ver, ficar, dar, passar, vir, falar, pensar, chegar, olhar, começar. Mesmo que seja re-começar da forma mais prosaica, renovando tudo novamente.

Continuar, sentir, voltar, perguntar, achar, ouvir, sair, entrar, conseguir, responder, encontrar, levar, continuar, esperar, gostar, conhecer, acabar, andar, viver, abrir, escrever, pedir, tentar, correr, chamar, orar, precisar, contar, acontecer, seguir, ler, tornar, trazer, tirar, dormir. E sonhar. Sonhar sempre que for possível.

Lembrar, descobrir, procurar, perceber, trabalhar, subir, levantar, partir, comer, sorrir. Sorrir, sorrir, sorrir... Comemorar, receber, explicar, mudar, acreditar, tratar, compreender, rir, imaginar, entender, pegar, sentar, vir, mostrar, fechar, tocar, existir, decidir, vestir, pagar, deitar, observar, aceitar, ajudar, atravessar, repetir, repetir, repetir...

Desejar, cobrir, acrescentar, reparar, arranjar, crer, manter, acordar, conversar, exclamar, ligar, levantar, escolher, permitir, resolver, ganhar, valer, estender, buscar, caminhar, soltar, preferir, importar, virar, reconhecer, regressar, escutar, apresentar, acender, aprender, preparar, possuir, acompanhar, criar. Criar o que vem pela frente, recriar o que já passou. Mas jamais me conformar.

Insistir, lançar, guardar, segurar, limpar, surgir, crescer, recordar, oferecer, notar, trocar, concluir, carregar, cuidar, cantar, apertar, conduzir, dirigir, sonhar, pintar, revelar, fixar, agarrar, aproximar, retirar, pertencer, comentar, desculpar, estudar, concordar, assistir, admirar, entregar, telefonar, admitir, confessar, saltar, viajar. Pra todos os lugares possíveis e imagináveis.

Envolver, colorir, escapar, afirmar, respirar, ensinar, cumprir, confirmar, agradecer, apoiar, acenar, dançar [muito, muito, muito], confiar, experimentar, alcançar, descrever, suspirar, convidar, pretender, surpreender, voar, aproveitar, vencer, salvar, beijar, inventar, divertir, merecer, agradar. Agradar a mim, agradar a você. Agradar [ou pelo menos tentar] aos gregos, aos troianos e a todo mundo mais...

Nasci assim.. pra viver, pra ser e pra amar.

quinta-feira, agosto 05, 2010

... que Vem e que Passa...

Sinto saudade de tudo o que marcou minha vida. Sinto saudade quando sinto cheiros inesquecíveis e especiais, quando vejo os retratos nos álbuns, quando me lembro do que já realizei, quando escuto uma determinada voz, quando me lembro dos lugares que passei [quando ouço determinadas músicas, quado penso no meu futuro]...

Sinto saudades de pessoas com quem nunca mais tive contato e dos amigos que nunca mais encontrei...

Sinto saudades da minha infância, do meu 1º amor, do meu 2º, do 3º, do penúltimo, e do atual [que nesse momento está distante de mim alguns km]...

Sinto saudades de hoje, que não aproveitei completamente porque estava parada lembrando de ontem e apostando no amanhã. Sinto saudades do futuro, que, quando idealizo demais, não acontece do jeito que eu penso que aconteceria...

Sinto saudades de quem eu deixei e de quem me deixou. De quem disse que viria e não veio... de quem apareceu voando, sem tempo de me conhecer direito... de quem nunca terei a oportunidade de conhecer. Sinto saudades dos que se foram e de quem não pude me despedir direito... daqueles que não tiveram como me dizer adeus e partiram assim, de repente. Sinto saudades de gente que passou na calçada contrária à da minha vida e que só enxerguei de relance...

Sinto saudades das coisas que eu tive e de outras que não cheguei a ter - mas quis muito... Sinto saudades das coisas que nem sei como existiram, mas que se soubesse, com certeza adoraria experimentar...

Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o quê, não sei aonde, para resgatar alguma coisa que nem sei o que é e nem sei onde perdi... *

* conheço bem o autor.

Não acredito ser a única... Lembro-me de que desde cedo [de muito cedo] já pensava assim, já agia dessa forma e percebi que existe um romance antigo entre mim e a nostalgia.

O autor do texto que me referi acima, se chama saudade, mas não sei se realmente é assim. Sinceramente, não entendo, não sei o que é, e nem sei qual nome dar. Gostaria de entender como alguém pode sentir falta de algo, que nunca teve, que não tem, e sequer sabe o que é...

quarta-feira, agosto 04, 2010

Para amanhã?


Como algumas pessoas conseguem deixar tudo para amanhã achando que será a mesma coisa? Na vida tudo muda tão rápido, com tanta velocidade, que se bobear, perde-se todo um projeto, perde-se aquele tempo que foi dedicado com carinho a alguém, aquela atenção que era gigantesca toma proporções infinitas vezes menores, o que era importante deixa de ser porque surgiu algo mais interessante e atual, ou milhares de outras coisas. O mundo gira rápido demais, e quem fica parado, imóvel, inerte, come poeira e fica para trás...