sábado, fevereiro 03, 2007

Joga fora no lixo!

O mundo moderno é assim: reciclagem, coleta seletiva, vidro para um lado, papelão para o outro, plásticos, latas, tudo separado, e ai de você se misturar garrafas com jornais! É tudo separado, ensacado, colocado na cestinha que compramos com cores diferentes para cada compartimento. Tudo isso, dividido com meus ilustres vizinhos. Tudo lá: escancarado!

As garrafas de vinho vazias e as embalagens de camembert e brie, mais os frascos das geléias de damasco e cassis no lixo denunciam a noite memorável que você teve, ontem, junto à lareira, com seu amor. Seus vizinhos sabem. Não sabem seu nome, seu telefone, não te reconheceriam se cruzassem contigo na rua. Mas sabem o que você tomou durante toda a semana no café da manhã: suco de melancia. E sabem dizer até qual é a marca do dito cujo e a padaria que vc compra o pão.

Seu vizinho sabe que você foi agraciada com um buquê enorme de girassóis na semana passada, já que ele teve o desprazer de encontrar as probrezinhas no cesto, nesta tarde. Estavam elas lá, murchas e mal-cheirosas, depois de tanta felicidade que proporcionaram aos seus olhos. Sabem todas as vezes que vcs brindam ou comemoram o sucesso do relacionamento de vcs ou qualquer outra coisa que tenha dado certo.

Estava começando a dieta e não queria contar pra ninguém? Não adiantou o segredo: seus vizinhos foram os primeiros a descobrir que você planejava afinar sua cintura. Como não notar que as caixas de chocolate e pizzas delivery deram lugar a potinhos e mais potinhos de iogurte desnatado e shakes prontos? Como não perceber que, ao invés das volumosas caixas de petit-fours, você andou preferindo sacos de pão de fôrma light e queijo cottage?

Eles sabem de tudo. Sabem o que você come, o que você bebe, o que você descarta, conhece os jornais e revistas que você lê e tudo o que vc assina e chega pelo correio. Estas pessoas saberiam dizer exatamente quem você é. Santa-discrição-do-vizinho-ao-lado-que-nos-proteja! Conclusão que chego: Reciclar já e privacidade para depois.

Nenhum comentário: