quarta-feira, maio 23, 2007

Under the Tuscan Sun...

Preciso agradecer ao A. por ter me dado de presente o dvd "Sob o sol da Toscana". Quando, num dos nossos longos almoços semanais, ele me contou sobre as lindas imagens da Itália mostradas no filme, aguçou minha curiosidade e acabou comprando o DVD para mim. Eu de molho nessa semana, decidi assistir e gostei.

Depois de assisti-lo, procurei por críticas ao filme na internet (para verificar se mais alguém havia enxergado detalhes como os que eu enxerguei) e me deparei com alguns textos superficiais que me fizeram franzir a sobrancelha. Óbvio que cada crítico (?) tem seu ponto de vista e seu modo de avaliar uma obra, mas realmente me intriga o fato de a maioria das pessoas julgar apenas se o roteiro é original e reparar nos erros de gravação. E a mensagem que o filme tem a intenção de transmitir, onde fica?! Talvez esteja escondida entre a grande atuação do artista principal e a trilha sonora, quem sabe.

Quem assistiu pôde notar que "Under the Tuscan Sun" está cheio de estereótipos (principalmente relacionados a italianos e poloneses) e esse, creio eu, é um dos principais motivos que levaram-no a cair nas garras do desagrado. Porém, pessoas que têm certa sensibilidade, conseguem "perceber nas entrelinhas" e absorvem o que o filme traz de melhor. Adaptado de um best-seller, é claro que o filme não conseguiu retratar toda a magia contida no livro, mas há quem diga até que isso é compensado pelas belíssimas paisagens italianas e pela linguagem simples, que fascina com seu romantismo e humor leve. Decidi que vou conhecer Toscana em breve.


Sinopse:
Frances (Diane Lane) é uma bem sucedida escritora que após o divórcio perde a motivação pela vida e pelo seu trabalho. Para lhe ajudar a sair da depressão, Patti (Sandra Oh), sua melhor amiga, a presenteia com uma excursão de 10 dias pela Toscana, com a esperança de afastá-la daquela vida inerte.

Envolvida pelo encanto e romantismo do lugar, Frances, num gesto impetuoso, acaba comprando uma casa abandonada há mais de 30 anos. Em péssimo estado de conservação, o lugar é conhecido como Bramasole, que significa "algo que anseia pelo sol". Em meio ao processo de restauração da casa, ela experimenta a adaptação na nova morada, sua busca por si mesma, pela felicidade e, é claro, por um novo amor. Entre paixões e desilusões, questionamentos, novas amizades e novos costumes, ela vai se encontrando, voltando a sorrir, a amar e a viver.

Belas locações, elenco italiano e diversas referências ao cinema de Federico Fellini remetem à idéia de que o filme presta uma homenagem à Itália. Num lugar onde as pessoas preservam suas tradições e a vida segue um ritmo tranqüilo, Frances vai deixando transparecer sua descoberta de que a felicidade está nas coisas simples e nas sinceras relações de amizade. Sob o Sol da Toscana é um filme equilibradamente romântico em que a simplicidade da história nos dá a chance de degustar a magia do lugar e o charme de seus personagens. Uma prazerosa viagem pela Itália que vai fazer você sentir vontade de estar lá.

Um comentário:

Anônimo disse...

Assisti ontem a este fantástico filme e fiquei simplesmente deliciada... desde a história simples, às personagens até às maravilhosa paisagens italianas....