quarta-feira, março 07, 2007

Conversa vai, conversa vem...

Conversar serve para muitas coisas.... Para passar o tempo, para matar uma saudade, serve para resolver problemas, para obter alguma informação, serve para resolver pendências, ou para esclarecer alguma dúvida, mas para mim, acima de tudo, uma conversa serve para o auto-conhecimento. Seja uma conversa com um amigo mais íntimo, ou com alguém que acabei de conhecer.

Acredito que esse auto-conhecimento pode vir quando se tem lucidez e clareza de idéias, que nos possibilitem expor uma sensação incômoda de forma mais precisa; ou quando se tem um interlocutor, que as vezes banca o analista, mas na verdade, é um super-amigo emprestando-lhe o ombro, os ouvidos e suas experiências de vida; ou quando se troca experiências e figurinhas com alguém interessado naquilo que você tem a dizer, conversar alivia tensões e estresses do dia a dia, tranquiliza o espírito e mostra de forma clara ao "problemático" que não era com ele o problema, que o mundo todo tem grilos e é necessário filtrá-los.

Uns filtram na praia, mergulhando, pegando onda, saindo de barco, pescando. Outros filtram nas ruas, na estrada, dirigindo, pilotando uma moto, ou pisando no acelerador. Outros filtram nos cadernos, num papel de rascunho, escrevendo, desenhando, ensaiando. E outros filtram conversando.

Expor o que eu sinto, se sinto, como sinto, sem preconceitos, sem medo de ser selado, tachado, analisado, rotulado ou repreendido, nos possibilita olhar para nós mesmos, enxergarmos o que dói, o que está fora do lugar, o que tem nos feito mal, o que cutuca o nosso cérebro e o nosso coração.

Se observarmos e verbalizarmos o que nos incomoda, somos capazes de compreender a razão desse incômodo e consequentemente, minimizar a angústia. É muito mais simples fazer essa análise, nua e crua, com a ajuda de um amigo especial.

Aquele amigo neutro, que está fora da situação, e reparte com você os seus grilos, seus medos, suas inseguranças, pode te mostrar o outro lado da moeda, além de te fazer enxergar que nenhum ser humano é perfeito, nem funciona 100% . Quem procura a perfeição durante as 24h do dia, pode pifar no último minuto. E pifar definitivamente, não é vergonhoso para ninguém. Reconhecer que não deu, menos ainda, apesar, de que muitas pessoas vivem de aparência, e só demonstram o lado colorido da vida delas.

Não dá para brilhar eternamente. Mesmo as pessoas que possuem um brilho natural, brilham mais quando estão felizes, e na maioria das vezes, é porque correram atrás e conseguiram alcançar algum objetivo. Esse brilho vem da batalha, da conquista, das lágrimas que caíram no caminho. Não vem da purpurina ou do lado colorido daquela vidinha que insistem em mostrar.

Acordar com um aperto no peito por causa de ansiedade, por medo, por insegurança, é convite básico para uma boa conversa, e para um bom bate-papo despretencioso. Se expor é completamente permitido. Demonstrar fraquezas ídem. Voltar atrás também. Reconhecer que está de mau humor, irritado, estressado, também é aceitável. Sentir medo é normal, é natural. Não faz ninguém mais nem menos vitorioso.

Enquanto a conversa acontece, vários sentimentos são expostos e acabam sendo analisados sob outros pontos de vista. Conversando com algumas amigas, fico impressionada em como superdimensionam uma sensação ruim, ou problemas antigos... Por quê carregar tantas culpas? Por quê remoer acontecimentos que já passaram e não tem mais como voltar atrás? Por quê permanecer lamentando o que não faz mais sentido algum?

Pode parecer que estou jogando o "Jogo do Contente", aquele mesmo do livro da Pollyana, mas não focar em coisas negativas e procurar pensar apenas no que há de bom faz um bem danado. Não dá para ficar se reprimindo por causa disso ou daquilo, afinal, todo mundo se sente meio "assim-assim" de vez em quando. Nessas horas todo mundo quer ser todo mundo. Vá entender...

Conversar com alguém, expor nossos fantasmas, nos ajuda a enxergar aquela luz no fim do túnel. Nessas horas, é sempre bom lembrar de escolher aquele amigo de sapatos e óculos cor-de-rosa para te transmitir a mesma energia.

Nenhum comentário: