sexta-feira, junho 01, 2007

Dia Mundial Contra o Fumo...

Todos os lugares que eu entro estão com espaços para fumantes e para não-fumantes. As empresas escolhem seus funcionários através de seu currículo e também do seu comportamento, e atualmente, priorizam quem não fuma. Os que fumam e já trabalham lá, geralmente tem um espaço só para eles - o fumódromo. Nos shoppings já é proibido há algum tempo também.

Estatisticamente, o brasileiro gasta mais com o cigarro do que com arroz e feijão... Também foi comprovado em estudo, que o brasileiro é o povo que mais pára de fumar por ano. Interessante. Até porque muita gente começou a fumar por moda, por status, por problemas psico-emocionais e afins, mas hoje em dia para tudo tem solução, e até medicamentos ansiolíticos são utilizados para que o fumante extermine a ansiedade e o vício da sua vida, tal qual um gordo com dificuldade para emagrecer.

Com 16 anos, menor de idade, fui estagiária na Souza Cruz... Meus pais ficaram preocupados, por vários motivos, mas nunca se preocuparam se eu fumaria ou não. Meu pai ainda fuma um cigarro quando toma o seu choppinho, e os maços ficavam sobre a estante da sala, ali, soltos, para quem quisesse pegar. Nunca me interessou e ele ficava feliz da vida.

Todos os meses, junto com a bolsa-salário e o contracheque, eu ganhava três pacotes de cigarro, da marca que eu escolhesse, como todos os outros funcionários - do boy ao presidente. Independente da idade, eu ganhava como parte do pagamento do mês, e isso nas mãos de um adolescente, que acabou de entrar na faculdade e está feliz da vida, querendo todas as festas e o oba oba, seria a glória! Mas para mim não era... Era bom demais ganhar os trinta maços de cigarro mensais apenas porque eu vendia para complementar a bolsa-salário.

Nunca namorei nem me envolvi com fumantes. Dei uns beijos em alguns, mas aquilo era ruim...............

Não faço apologia nem nada e sempre convivi bem com amigos que fumam, mas hoje conto nos dedos os que ainda mantém o vício. Acho que praticamente nenhum. Além do cuidado com a saúde, ainda cuidam do meio ambiente. Tudo é uma questão de educação e cultura realmente. Disso eu não tenho mais dúvidas.

2 comentários:

Maiara Sanchez disse...

Obrigada pelo seu carinho e acolhida no mundo dos blogs.
Tenho me sentido adolescente de novo, com aquele tanto de agendas e papéis de bombons para anexar às páginas com clips coloridos.

Amei seu blog, viu?

Beijocas.

Maiara Sanchez disse...

Obrigada pelo seu carinho e acolhida no mundo dos blogs.
Tenho me sentido adolescente de novo, com aquele tanto de agendas e papéis de bombons para anexar às páginas com clips coloridos.

Amei seu blog, viu?

Beijocas.