domingo, agosto 05, 2007

Adotando um Aluno...

De todos os meus professores, a mais querida sempre foi a tia Mia, que me ensinou a ler quando eu tinha quatro anos.

Começamos com palavras pequenas: rei, rio, rua. Tenho certeza de que você também se lembra de quem abriu seus olhos para os cadernos.

No Brasil, mais de 16 milhões de adolescentes e adultos não tem lembrança parecida com a minha. Não foram à escola e precisam de ajuda para comer e para o transporte.

Minha vizinha, depois de aposentada, decidiu ajudar a ela mesma. Virou professora. Já ensinou o be-a-bá e o dois-mais-dois a três funcionários do condomínio. Ganhou tanto quanto os alunos. " É muito gratificante ver o outro progredir, constatar a sua felicidade por se sentir mais capaz". Os alunos aprovam.

Para quem não tem o dom de ensinar, ou tempo para isso, há o caminho das doações. A Alfabetização Solidária, ONG premiada pela Unesco, alfabetizou 5 milhões de brasileiros em oito anos. Custa R$21,00 por aluno, durante oito meses. E pronto. Mais um brasileiro ganha vida nova.

Para saber mais, entre no site da Alfabetização Solidária.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Belle, vou passar pro meu grupo de mulheres e colocar lá no TQG tb.

obrigada pela dica,

Bella