quarta-feira, abril 18, 2007

Cada um com seus "pobrema"...

Nossa! Como é complicado lidar com a intransigência de algumas pessoas. Cidade grande, capital, onde inevitavelmente cruzamos com milhares de pessoas todos os dias. Sempre terá alguém na sua frente, fechando o seu caminho. Mesmo assim, você tem que ter a consciência de que essa ou aquela pessoa não é responsável pelos seus problemas.

Todo mundo tem problemas! Todo mundo mesmo. Das grandes cidades e das cidades menores. Quem disser que não, que tem uma vida completamente perfeita, está mentindo. E mesmo assim você tem que ir para o trabalho diariamente, continuar estudando e continuar se relacionando com as pessoas que te cercam.

Agora imagina a situação: 08:30h de uma terça-feira na cidade maravilhosa. Milhares de pessoas a caminho dos seus trabalhos, saindo das suas casas para o colégio, para academia e..... Tiroteio! Tiroteio no caminho de muita gente. Polícia se confrotando com bandido num dos túneis principais que liga a zona norte à zona sul. Onde eu passo e outras tantas pessoas passam indo para seus trabalhos ou voltando para casa depois de um longo dia.

Nesse momento você percebe exatamente quem é quem. Qual é essência de cada um daqueles seres que ali se encontram.

Mesmo com a violência diária e a necessidade de segurança pública para poder se deslocar e chegar onde precisa, muitas pessoas vão sorrir umas para as outras. Algumas vão oferecer carona, vão ajudar a desviar o caminho num lugar que nem tem como, vão fazer comentários sobre a situação para amenizar o incômodo. Como se tudo fosse normal!

Outras vão agir diferente: vão se jogar no chão, se esconderão atrás de muros, empurrarão os outros por reflexo para se protegerem, vão se aproveitar do desespero da maioria para conseguir um lugar melhor, mesmo que algumas pessoas se machuquem.

Vão xingar o governador, o presidente, o mundo. Se mostrarão completamente ignorantes quando todos estão na mesma situação, independente da classe social. Pessoas, totalmente pobres de espírito, agem assim porque acham que são melhores que os outros em todos os momentos, mesmo nos que a ajuda mútua seria a melhor saída. Precisam de ajuda tanto quanto os que estão por perto, mas são egoístas demais para perceberem isso.

Acham que tudo e todos são responsáveis pelos seus problemas, pela sua falta de educação, pela falta de perspectiva, pela sua intransigência. E isso vai estragar o dia de alguém que sorri para todo mundo na rua, que sorri para não chorar, que sorri para se sentir menos triste.

Nenhum comentário: