sábado, janeiro 13, 2007

Bom Relacionamento Interpessoal...

Trabalhar em equipe não é tarefa das mais fáceis para algumas pessoas... Algumas possuem um certo "dom" e outros, precisam aprender a desenvolver a capacidade de lidar com outras pessoas, com características semelhantes ou mesmo bem diferentes, mas que fazem parte do mesmo projeto, do mesmo estudo, do mesmo trabalho.

Comecei cedo, e com 15 anos decidi que começaria a trabalhar... Passei para o vestibular, e com 16 anos, já estava na faculdade e no primeiro estágio. Começar a carreira em uma multinacional não é para todos, e dei muito valor ao tempo que eu participava daquilo tudo. Busquei o máximo de aprendizado que eu poderia buscar, fiz amizades que trago comigo até hoje, e acima de tudo, aprendi a ser profissional...

Exatamente 15 anos depois, estou noutra fase da minha carreira... Dei muitas voltas e passei por vários lugares até chegar onde estou...

O clima na minha "equipe" já foi melhor... De uns dias para cá, é notória a instabilidade e a fragilidade das relações entre os poucos membros que a integram. Apenas cinco pessoas contando comigo... Talvez se o grupo fosse maior, tivéssemos menos probleminhas de "relacionamento interpessoal"...

O que fazer quando todos tem um mesmo objetivo, e estão no mesmo barco, mas não querem se unir para chegar a algum lugar? Quanta imaturidade... Despreparo.... Inexperiência...

Nunca trabalhei num grupo tão heterogêneo, pequeno e problemático como esse... Um querendo comer o outro, no pior sentido que isso possa ter.

Errar é humano, eu sei. Mas peralá... Tenho encontrado por aí vários seres humanos que não evitam o erro, nem correm do ato... Parece que querem errar... Outras poucas pessoas, são o contrário: se esforçam pelo certo, pelo belo, pelo correto. Mas nem sempre tem sucesso. Daí, erram... Pode ter sido por uma pequena falta de atenção, por um obstáculo, por um excesso de confiança numa informação truncada, falhas na comunicação, ou alguma outra atolação qualquer.

Liderar a equipe problemática é mais complicado ainda.... Haja trabalho.... No sentido braçal e emocional...

Independente dos trancos e barrancos, das discussões descabidas, das futilidades e da competição entre mulheres que precisam mostrar serviço, eu chego com o meu melhor sorriso e sempre tento absorver o mínimo de energias ruins daquele ambiente.

Parece descaso, mas fala sério, tenho muito trabalho para fazer do que me envolver em problemas que nem são meus e nem faço parte.

Nenhum comentário: